Conclusão

 

    Foi através de toda a pesquisa que envolveu o início do nosso trabalho que nos permitiu compreender as dificuldades que envolvem a necessidade de um ensino especial, particularmente, em Portugal!

    Começámos por querer direccionar este trabalho para uma ajuda mais eficaz aos destinatários, directamente interessados. No entanto sentimo-nos de certa forma, desiludidas quando ao nos confrontarmos com a realidade deparamos com o facto de essa ajuda ser limitada e de nos incapacitar de o fazer. Acabámos optando por uma informação geral sobre cada uma das NEE. Deste modo, pensámos que seria prejudicial, à informação que queríamos transmitir, alterar a maneira como esta nos foi facultada. Assim procurámos seleccionar os tópicos de maior interesse a pais, professores e a todos os que desejam saber um pouco mais acerca das deficiências que algumas crianças e jovens têm de maneira a ajudá-los e compreendê-los melhor na vida do dia-a-dia, quer na escola como na sociedade em geral.

    Só através deste trabalho nos deparámos, com certa indignação, com a "falta de investimento", a diversos níveis, que existe para quem necessita de ensino especial.

    A Escola Regular devia atender todas as crianças e jovens tendo em conta as necessidades individuais de todos, quaisquer que sejam as suas dificuldades.

    Deveria lutar-se também por ultrapassar as limitações das Escolas Regulares, estas deveriam garantir a mesma qualidade de educação.